Galeria de Apolo: obra-prima do Louvre

Quando da visita guiada no Louvre, o visitante geralmente se focaliza nas obras e muitas vezes deixa de perceber o Louvre enquanto antigo palácio real. Como Guia Conferencista somos formados para de certa forma, abrir os olhos do visitante e além de apresentar obras-primas, levar o visitante a observar o Louvre sob um ângulo diferenciado, iniciando-o na descoberta do Louvre desde sua fundação como palácio medieval apresentando detalhes histόricos, arquitetônicos e estéticos de sua construção.

Na Ala Denon, que abriga, entre outros, o acervo da pintura italiana, bem antes de chegar na tão solicitada Mona Lisa, faço questão de apresentar ao visitante a Galeria de Apolo, tanto pela riqueza de detalhes de sua decoração, quanto pelo fundo histόrico extraίdo da leitura desses detalhes, que levam o visitante a uma maior compreensão da histόria da França do século XVII e da prόpria histόria de Paris.

Uma galeria de aparato para o Rei Sol

Testemunho de dois séculos de pintura e de escultura, a Galeria de Apolo é uma obra-prima única, representando um conjunto de 105 obras de arte (41 pinturas, 36 grupos de esculturas, ou seja, um total de 118 esculturas, 28 tapeçarias). Galeria real, decorada pelos maiores artistas franceses (Le Brun, Girardon, Lagrenée, Delacroix…), a galeria de Apolo foi construίda sob Luίs XVI, como galeria de recepção, a partir de 1661, construção que perdurou por cerca de dois séculos e serviu de modelo para a Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes.

Restaurada entre 2001 e 2004, a Galeria de Apolo exibe uma decoração excepcional imaginada por Le Brun, primeiro pintor do rei Luίs XIV. O tema da decoração gira em torno do astro sol, representado por Apolo, sua corrida pelo espaço (a terra e água, os continentes) e no tempo (o zodίaco). O mito de Apolo, o Deus solar,  relacionado à glorificação de Luίs XIV, o Rei Sol, também é destacado na pintura central da galeria : “Apolo vencendo a serpente Piton”, de Eugène Delacroix.

Pintura de Delacroix

Uma vitrine para o tesouro dos reis da França

A Galeria de Apolo abriga desde 1861, a coleção de vasos e pedras preciosas de Luίs XIV, completada em 1887 por um tesouro histόrico constituίdo ao longo dos séculos : os Diamantes da Coroa. Essas obras, estão entre as mais preciosas do departamento de Objetos de arte.

artes decorativas de diferentes séculos

Nesta coleção podem ser vistos por exemplo, o colar e o par de brincos realizados pelo joalheiro François-Regnault Nitot, oferecidos por Napoleão I à Imperatriz Maria-Luisa, por ocasião de seu segundo casamento, em 1810.

Com um total de 38 esmeraldas e 1246 diamantes, essas joias histόricas ilustram perfeitamente a excelência da joalheria parisiense.
Com um total de 38 esmeraldas e 1246 diamantes, essas joias histόricas ilustram perfeitamente a excelência da joalheria parisiense.

Visita guiada no Louvre

Tenho recebido muitas mensagens de vocês querendo saber como funciona a visita guiada no Louvre. Aproveito esse post para esclarecer. A visita guiada do Louvre organizada pela BEM in Paris compreende o seguinte :

Roteiro clássico de 2 horas

  • Introdução ao Palácio do Louvre, desde a sua fundação sob Felipe Augusto: sua história ligada à de Paris, seus reis e sua construção até a instalação recente de suas Pirâmides.
  • Principais obras de do Museu, esculturas gregas antigas. Pinturas do Renascimento ao Neoclassicismo, passando pelo romantismo francês.
  • A Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia, a Coroação de Napoleão, a famosa Odalisca de Ingrès, a Jangada de Medusa, a Liberdade Guiando o Povo, as Bodas de Caná, a enigmática Mona Lisa… e claro ! visita da Galeria de Apolo.

Dependendo da disposição do visitante, podemos incluir a visita aos Apartamentos Oficiais de Napoleão III e aos pátios de escultura: Cour Puget e Cour Marly.

Para quem já fez o roteiro clássico de visita do Louvre, montamos um roteiro sob medida : Antiguidades Egίpcias, Artes Decorativas, Objetos de arte, Pintura do norte da Europa, entre outros temas. O Louvre possui um acervo de 38 mil obras expostas, o que possibilita a criação de roteiros com os mais variados temas.

Louvre para crianças

O circuito é também adaptado a famίlias com crianças, com roteiro e discurso adaptados para os pequenos.

A visita guiada no Louvre pode ser realizada por mim, enquanto Guia licenciada ou por um Guia profissional de nossa equipe, também habilitado pelo Ministério da Cultura da França para conduzir visitas guiadas no interior do Museu do Louvre.

Nosso E-mail : contato@beminparis.com

Voilà! até breve no maior museu do mundo.

E mais!

Marmottan-Monet: a maior coleção no mundo de obras de Claude Monet- Leia aqui

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn