Todo ano a Europa reserva dois dias do mês de setembro para celebrar seu inestimável patrimônio, abrindo as portas de lugares, fechados normalmente ao público e abertos de forma excepcional durante um final de semana. Neste ano de 2019, as Jornadas Europeias do Patrimônio acontecem dias 21 e 22 de setembro, oferecendo a oportunidade para cidadãos europeus e estrangeiros de descobrir ou de redescobrir monumentos, maisons centenárias e edifícios impregnados de história e de riqueza patrimonial. Além da abertura excepcional de instituições públicas como o Senado, o Palais Royal e Institut de France, os museus têm entrada gratuita durante os dois dias do evento Les Journées Europèennes du Patrimoine.
Sumário
ToggleOrganizadas pelo ministério da Cultura da França desde 1984 com o nome ‘Jornadas portas abertas dos monumentos históricos’, o evento acontece simultaneamente em cerca de 50 países europeus. Este ano, na França, mais de 1500 locais participam das Jornadas, entre instituições governamentais, como ministérios, prefeituras e embaixadas, edifícios religiosos e militares, locais relacionados à industria, à vida universitária e à cultura, teatros, circos, cinemas, etc.
Jornadas Europeias do Patrimônio: programação 2019
A programação das Jornadas Europeias do Patrimônio só melhora a cada ano e os franceses são os primeiros a enfrentar as filas, às vezes, longas, para conhecer pérolas do patrimônio artístico e cultural, nesses dois dias em que a cultura é, gratuitamente e surpreendentemente, acessível a todos.
5 atrações das Jornadas Europeias do Patrimônio em Paris
A Sainte Chapelle (em português, “Santa Capela”), que foi edificada sob o reinado de Luís IX, entre 1242 e 1248, para abrigar na época, as Santas Relíquias da Paixão de Cristo. Entre elas, a mais célebre, a Coroa de Espinhos, adquirida em 1239 por um montante que ultrapassa o custo da própria construção do edifício. Continue lendo.
A Tumba de Napoleão, na Igreja do Duomo, que faz parte dos Inválidos. As cinzas de Napoleão I foram trazidas da Ilha de Santa Helena, onde o imperador foi exilado e lá morreu, em 1821, por ordem do último rei dos Franceses, Luίs Filipe. Continue lendo.
A Bibliothèque Nationale de France – François-Mitterrand, a BNF, projetada pelo arquiteto francês Dominique Perrault, foi inaugurada em 1996 é a mais importante biblioteca de arquivos nacionais da França. O conjunto realizado em vidro, aço e madeira é caracterizado por quatro grandes torres angulares de 79 m cada, simbolizando quatro livros abertos : torre dos Tempos, torre das Leis, torre dos Números e torre das Letras. Conheça os Globos de Luίs XIV que ficam na BNF. neste link.
O museu Bourdelle, em Montparnasse, que abriga uma coleção extraordinária de bronzes, gessos e mármores de Bourdelle, fotografias, desenhos e documentos de arquivo. Colaborador de Rodin, Bourdelle conduziu sua carreira inspirado no grande mestre da escultura e como Rodin, também quis transformar seu atelier em museu. O museu apresenta atualmente uma exposição de moda. Confira no link.
O Museu da Franco-Maçonaria, no 9ème, que reune uma importante coleção de selos, joias, medalhas, pinturas, manuscritos, gravuras, livros de arquitetura, fotografias, que visam esclarecer sobre as origens da Franco-Maçonaria, sua implantação na França, seus símbolos e rituais, suas contribuições nos domínios político, religioso, artístico e filosófico. Link para o site oficial no museu. Aqui.
Quem estiver em Paris, aproveite o fim-de-semana ensolarado para visitar também os vários jardins de Paris intramuros e arredores, onde estão previstos concertos e apresentações especiais dentro da programação das Jornadas Europeias do Patrimônio, disponível no site oficial do evento: www.journeesdupatrimoine.fr
Tempo bom, cultura e arte, combinação mais que perfeita para esse restinho de verão europeu !
Conheça nosso insta-catálogo de museus de Paris e experimente o melhor da cultura durante sua viagem à capital francesa.
VIAGEM CULTURAL
A BEM IN PARIS organiza sua programação cultural em Paris, com visitas guiadas planejadas com antecedência, sem fila, nos principais museus e monumentos de Paris, voltadas para os interesses de crianças e adultos. Informações pelo e-mail: contato@beminparis.com