Versalhes inspira coleção de Alaia

Paris capital da moda e da criação
Paris capital da moda e da criação

Desde a morte do costureiro Azzedine Alaia em novembro de 2017, seu antigo atelier foi transformado em espaço de exposição de suas coleções. Até 6 de janeiro de 2019, uma de suas primeiras e mais impressionantes coleções poderá ser admirada no 18, rue de la Verrerie, no Marais. A exposição intitulada L’Alchimie secrète d’une collection (a alquimia secreta de uma coleção) destaca a coleção primavera-verão 1992 inspirada na Marquesa de Pompadour, amante oficial do rei Luίs XV. Alaia costumava comparar seu destino ao da lendária Pompadour, que de origem modesta, apaixonada por artes e pela cultura francesa, torna-se uma das grandes figuras da histόria.

Exposição na semana de moda em Paris

Versalhes inspira coleção de Azzedine Alaia

Exposição no antigo atelier de Alaia Paris

Exposição de moda em Paris Alaia

Fundação Azzedine Alaia no Marais em Paris.
Alquimia entre Alaia e a Pompadour

Com o tema da marquesa de Pompadour e da corte de Versalhes, o desfile do verão 1992 levou 115 silhuetas para a passarela com modelos acinturados, cobertos de bordados ingleses, rendas, laçarotes, saias longas e estreitas, vestidos em malha e claro, muitos modelos em couro, muito presente no trabalho de Alaia. Esta coleção é realmente emblemática na trajetόria de Alaia e demonstra toda sua admiração e respeito pela figura da Pompadour, que tão bem representava a liberdade e o poder das mulheres.

A exposição  L’Alchimie secrète d’une collection será apresentada até o dia 6 de janeiro de 2019 , na Association Azzedine Alaia, 18, rue de la Verrerie, 75004 Paris.

Coleção de Alaia inspirada na Marquesa de Pompadour
Pompadour, uma mulher influente e de bom gosto

Jeanne-Antoinette nasceu em 29 de dezembro de 1721, em Paris, numa remediada família burguesa. Declarada amante oficial de Luίs XV foi agraciada pela corte com título de nobreza sendo nomeada como Marquesa de Pompadour. Com um novo nome e uma nova posição social, a amante oficial do monarca, aprende a etiqueta e o protocolo necessários para viver no castelo de Versalhes. Inteligente e culta, Madame de Pompadour exerceu grande influência na corte e estabeleceu regras na moda e na beleza, colaborando para o desenvolvimento das artes decorativas (pintura, escultura, arquitetura).

Marquesa de Pompadour Favorita do rei

Madame de Pompadour foi uma das raras mulheres tendo desempenhado um papel preponderante na vida artίstica, intelectual e polίtica do século XVIII. Amante oficial do rei Luίs XV, a famosa « Favorita » do monarca é representada em seu gabinete em seu papel de protetora das artes. Maurice Quentin de La Tour representa a marquesa, rodeada por atributos que simbolizam a literatura, a música, a astronomia e a gravura. Fazendo-se representar com tais referências artίsticas e literárias Madame de Pompadour objetiva chamar a atenção de Luίs XV para a  extraordinária evolução intelectual, moral, filosόfica e polίtica, efervecentes em Paris naquele perίodo e, dificilmente assimiladas na corte de Versalhes, restrita à sua etiqueta e princίpios.

Voilà!

PASSEIOS GUIADOS E VISITAS CULTURAIS

A BEM in Paris tem se posicionado desde 2012, como fornecedora de visitas culturais em Paris, arredores de Paris e viagens pela França. Planejados e realizados por Guias Conferencistas formados na França, nossos passeios têm como foco a cultura, atendendo as mais altas exigências na abordagem da história e do vasto patrimônio da França – seus museus, monumentos e castelos. Nosso e-mail: contato@beminparis.com 

E MAIS

Fiz um post também sobre exposição inaugural da Fundação Azzedine Alaia. Clique aqui.

Reveja a Exposição Dior sucesso de público em 2017. Nesse link.

Um museu no Marais que celebra a arte de viver no século XVIII. Aqui.

Conheça a pintura em pastel presente nas coleções do museu do Louvre. Sublime! Nesse link.

Paris conta com mais de duzentos museus. Conheça detalhes de alguns deles em nosso perfil  @museusdeparis.

Post escrito por:
Picture of Edis Lima

Edis Lima

Guia Cultural e Life Coach credenciada na França. Fundadora e Diretora da Bem in Paris, apaixonada por compartilhar sobre arte e cultura francesa.
Compartilhe no seu perfil:
Facebook
Twitter
LinkedIn